A psicomotricidade faz toda a diferença, favorece a aprendizagem e o comportamento das crianças.
PSI – Emocional
CO – Cognição
MOTRIC – Movimento humano.
As atividades de Psicomotricidade devem estar centradas na criança e com motivação, propondo atividades em que as crianças gostem, sejam atrativas, alegres, divertidas e criativas.
O desenvolvimento da Psicomotricidade na Educação Infantil a partir do Berçário, procura-se respeitar o crescimento e a evolução da criança. AS atividades são elaboradas e desenvolvidas respeitando a lei Encéfalo caudal e o próximo distal, assim procuramos promover atividades que favoreçam o desenvolvimento da ontogênese ( rastejar, rolar, engatinhar, andar com apoio e andar), essas atividades estimulam o desenvolvimento do Tônus e do equilíbrio e Esquema Corporal, estes por sua vez são fundamentais para o processo de escrita e alfabetização e o desenvolvimento da atenção.
Para ocorrer a APRENDIZAGEM é necessário desenvolver os aspectos ligados a PSICOMOTRICIDADE ( Tônus, Equilibração, Lateralização, Espaço Temporal, Esquema e Imagem Corporal, Praxia Global e fina )
Não estamos acostumados a trabalhar com o nosso corpo, as crianças não foram estimuladas e ensinadas a trabalharem em grupo, daí a importância de se trabalhar com PSICOMOTRICIDADE, porque ela auxilia nos processos naturais e na aprendizagem.